segunda-feira, 6 de junho de 2011

Turistando.... Guinness e Jameson


Esse final de semana tive a grande alegria de receber aqui uma amiga do Brasil, que estudou no colegial comigo há dez anos atrás (nooooooooooooooossa que velhiceeeee) e que veio morar em Galway, na Irlanda. Pena que ela está vindo e eu estou indo, mas enfim... veio bem a calhar porque eu tenho menos de dois meses em Dublin e não fiz praticamente nada de coisas turísticas aqui. E aproveitando que ela veio, fizemos os tours na Guinness e na Jameson.

 

Pra ir na fábrica da Guinness, primeiro tivemos que achar o lugar, porque não é exatamente na fábrica, onde a gente conhecia. Um guarda ridiculamente estúpido e mal educado disse que “a gente não pode entrar na fábrica porque só os funcionários entram. A gente pode ir na storehouse, que fica em outro lugar”. Imbecil.
Eu fico muito brava com essas pessoas que são ignorantes sem motivo. Mas enfim, lá fomos nós achar a Storehouse.


 o prédio da Guinness é bem grande, com vários andares, mas não tem um guia ou algum cronograma pra se seguir. Então você basicamente passeia pelo prédio, tem alguns painéis com informações sobre a história e a produção da cerveja (que a gente leu muito pouco, porque em certo ponto fica monótono) e tiramos fotos.



Pra falar a verdade, a única coisa que eu achei realmente bacana foi que no final a gente coloca a nossa própria pint de Guinness. E tem direito a uma pint, mas eu não bebi porque, Iam really sorry, mas Guinness é muito ruim. Não é pouco ruim não, é muito ruim. Que os irlandeses me perdoem...

 


Já no da Jameson, achei muito mais legal. É um tour guiado, onde a gente ouve toda a história da coisa, com partes engraçadas, tudo bem estruturado e organizado. 

  

Fiquei sabendo por exemplo que 10% do whisky é perdido no período em que ele fica armazenado, porque evapora, e eles chamam isso de “compartilhar com os anjos”... e que a tarefa de limpar os imensos compartimentos onde os grãos ficavam "de molho" o pobre escolhido descia lá amarrado numa gordinha e ficava respirando gases da fermentação e esfregando as paredes. E como geralmente ninguém queria fazer isso, John Jameson estabeleceu a regra que quem chegasse atrasado segunda de manhã ficaria com essa bela tarefa...

 

  
No final, também temos direito a um drink, e eu gosto de Jameson. Aqui em Dublin é bem tradicional beber Jameson com Cramberry juice, e é bem gostoso. A Cris ainda foi uma das escolhidas pra ir degustar Jameson e comparar com outros tipos ( Jack Daniels e um outro que esqueci) e ela trouxe depois os shots pra gente e bebemos também. Saímos tontinhas do passeio... hahahaha




Informações pra quem quiser ir nos tours:
Ficam abertos todos os dias, o da Guinness pode ir qualquer hora. O da Jameson tem horários certos porque tem guia.
Ambos são o mesmo preço: 13 euros adulto/ 11 euros com carteirinha de estudante

2 comentários: