terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dicas para viagens

Ok, depois de algumas viagens, todas pela Ryanair, vou listar aqui algumas dicas que considero importantes:

1 – Comprar as passagens:
Tem que ficar sempre atento nas promoções. Se vc se cadastrar na mala direta deles, recebe por e-mail os vôos promocionais. A maioria é em dia de semana, então se vc só está livre dia de semana, suas chances de pegar uma promoção são relativamente reduzidas. Mas de vez em quanto tem, então vale a pena acompanhar.
Cuidado na hora de preencher os dados. Se vc preencher alguma coisa errada e tiver que mudar depois que a passagem já está comprada, vc paga nada mais nada menos que 100 euros. Se vc fizer o check in e depois quiser mudar, esqueça. Não pode mudar nada e vc fica sem viajar ou tem que comprar outra passagem.

2 – Check in
Quando vc viaja de Ryanair, tem que fazer o check in on line entre 14 dias e 4 horas antes da viagem, e imprimir a folha. O melhor é já imprimir o da ida e da volta (tem essa opção no site), inclusive porque dependendo do páis eles podem te pedir na imigração. Se vc chegar pra embarcar sem o check in impresso, mesmo que vc tenha feito todo o procedimento no site, vc tem que pagar uma taxa de 40 euros.

3 -  Bagagem
Se vc não for despachar malas, que é o que quase todo mundo faz, vc só pode levar um volume, dentro das medidas especificadas no site. Eles medem sua bagagem quando vc vai embarcar, e se não couber no caixote que eles deixam lá pra medir, vc tem que pagar uma multa de 40 euros.
Além disso, não pode levar nenhum recipiente líquido com mais de 100ml. E tem que estar escrito no vasilhame o volume, senão eles podem jogar fora. Todos os líquidos tem que estar dentro de um saquinho (eles fornecem na hora pra quem ainda não tem) e é permitido um único saquinho por pessoa. O que tiver a mais eles podem jogar fora.
Tudo isso é na mala que vc leva com vc. Se for despachar mala, pode levar o que quiser. Mas vc paga um valor X por mala despachada, dependendo do tamanho.

4 -  Embarque
Na Ryanair não tem lugar marcado, então é recomendável chegar antes e pegar seu lugar na fila pra poder pegar um lugar do lado de quem vc está viajando, e ter espaço pra sua bagagem, porque várias vezes os últimos têm que viajar com a bagagem nos pés. Outra dica: na saída de emergência tem mais espaço pras pernas (porque os aviões da Ryanair são apertados) então se vc tiver oportunidade, sente lá.

Por que eu estou falando só da Ryanair? Porque é a empresa que 99% das pessoas usa. Por que? Porque é a mais barata, obviamente. Eu paguei 10 euros ida e volta de Bruxelas, e 6 euros ida e volta de Londres (ainda não fui). Mas tem que comprar com antecedência, claro.
Outras dicas:
1-  Reservar hostel (albergue):
Os melhores sites são:
Aí vc faz a reserva do hostel e paga 10% do valor para garantir. Se vc não for mais ou alguém desistir, tem que cancelar pelo site, senão eles vão cobrar o valor integral do seu cartão de crédito! Vc tem até 48h antes do check in pra cancelar.
Pra escolher o hostel: ou pegue uma indicação com alguém que vc conheça, ou veja os comentários e as avaliações no site. Cuidado que tem muita coisa ruim. Mas tem mta coisa boa e barata, então escolha com cuidado. Veja sempre a localização, porque o que vc economiza de diária de hostel, vc pode pagar de transporte se ele for muito longe, e dependendo do país o transporte é caro.

2- Sobre o couchsurfing: 
www.couchsurfing.org
Pra quem não conhece, existe um site chamado Couchsurfing onde as pessoas se cadastram para viajar pelo mundo. O objetivo é reunir pessoas com interesses semelhantes, como uma rede, onde as pessoas viajam e ficam na casa uma das outras ao invés de ficarem em hotéis, albergues, etc. E por mais incrível que pareça, isso funciona e muito! Tenho amigos aqui em Dublin que já receberam várias pessoas de outros países, e é legal porque fazemos novos amigos e fazemos contato com pessoas de todo o mundo.
3- Sempre, sempre pesquise preço de qualquer transporte que vc for usar no páis, principalmente se for país caro. Minha amiga foi pra Suíça e tinha que pegar um trem do aeroporto até a cidade vizinha onde ela ia ficar na casa de uma amiga. O trem era 90 euros pra ir e 90 euros pra voltar. Então, sempre confira antes.
4 - O que levar e o que não levar:
É uma ironia eu escrever sobre isso, porque eu sou a que sempre leva o que não deveria, e não leva o que deveria. Always. Mas posso dar umas dicas sobre minhas experiências passadas:
Viajar no inverno é um horror porque roupas de frio são muito pesadas e ocupam todo o espaço da sua mala. Procure ir vestido com um casaco bem quente, e levar as blusas de colocar por baixo na mochila.
Leve chinelo. E use-o em todo e qualquer lugar que vc for tomar banho.
Passaporte, obviamente, e ID (seu documento do páis que vc mora), eles podem pedir na imigração.
Além do dinheiro vivo, leve algum cartão de banco ou cartão de crédito em caso de emergência. Conheço pessoas que não levaram por medo de perder ou algo assim, e passaram muito aperto. Vc tem que ter como sacar mais dinheiro nas viagens, mesmo que tenha sacado a mais. Quando fiquei 3 dias presa em Edimburgo vi como isso salvou minha vida.
Leve pilhas / bateria reserva pra máquina fotográfica. E leve carregados de celular com adaptador, dependendo do lugar.
5- Coloque crédito no seu celular. Dependendo do páis que vc for, vc não consegue colocar, então tenha sempre créditos a mais.
6 -  Mantenha a calma. Todo mundo se perde, pega metro errado, ou faz alguma bobagem principalmente no primeiro dia de viagem, logo que chega, até achar o hostel e etc. Quem leu meus outros posts sabe o que eu já passei, então mesmo que vc esteja perdido, de noite, num lugar deserto, sem saber o que fazer, fique calmo. Vc não é o primeiro nem o último a passar por isso.Tudo tem solução.


Boa viagem! ;)



2 comentários:

  1. Aee agora eu sei como isso td funciona.

    Só pra acrescentar uma coisa, na hora de comprar a passagem confira bem os dados antes de confirmar a compra pq qualquer mudança posterior será cobrada. Teve um amigo meu que comprou com a data errada e teve que pagar 25 euros depois pra mudar pra data certa, isso fora a diferença de valor entre as passagens ja que na data correta era mais caro...xD

    ResponderExcluir
  2. um amigo meu... pffffff... essa eh mais velha que andar pra fte! hsuahsuahsuahsuashu

    ResponderExcluir