terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre Dublin

Várias pessoas me adicionaram no orkut ou me mandaram e-mails querendo saber como tão as coisas aqui em Dublin, dicas pra quem está querendo vir, etc. Então decidi fazer uma postagem geral sobre isso pra quem estiver interessado.
Ok. A primeira pergunta é sempre a mesma: emprego. Não é muito fácil responder a essa pergunta, porque não tem regra. A situação não está fácil aqui, aliás, a situação geral da Europa é de crise, não está fácil arrumar emprego em nenhum lugar. Mas tem gente que consegue. E gente que não.
Conheço pessoas que no segundo mês aqui já arrumaram trabalho fixo, pessoas que estão a seis meses e só conseguem bicos, pessoas que desistiram e foram embora. E a questão não é só saber falar inglês, óbvio que isso é um diferencial e tanto, mas tem gente que não fala e consegue e também o oposto. Aqui, como em todo lugar, rola muito também o QI (quem indica) mas não é sempre assim.
A questão é simplesmente, às vezes, de estar no lugar certo na hora certa. Eu odiava quando alguém me falava isso porque é absolutamente vago! Não tem nada que eu possa fazer para “estar no lugar certo na hora certa”, só e somente porque eu não sei qual é o lugar certo e a hora certa!!! Mas... só sei que é assim...
No meu caso eu não tenho um emprego fixo ainda... ainda... há uma coisa em andamento mas prefiro não falar disso. Mas eu fui numa agência que todo mundo se cadastra aqui, que é uma agência de terceirização, mas muita gente nunca é chamada pra nenhum trabalho. Eu na verdade nem tinha me cadastrado lá, mas fui em um dia num trabalho que tava uma galera indo, e eles me chamaram. Já falei disso aqui no blog, era catar lixo no chão em um evento de acampamento. Um horror, mas foi divertido.
Mas aí o que aconteceu, eu fui lá no dia seguinte levar os documentos pra que eu pudesse receber, e a moça tava precisando de alguém pra trabalhar imediatamente num lugar. Eu falei que podia ir e tals, peguei as coisas, peguei o ônibus correndo, e quando estava quase chegando lá ela me ligou dizendo que a pessoa tinha cancelado. Eu voltei pra agência, ela me pediu desculpas e tals, e eu disse que não tinha problema, que não era culpa dela, e que eu sabia que na próxima vez ela ia me arrumar um trabalho legal.
Pronto. Desde então não fiquei um dia sem trabalhar. Ela sempre me chama, cada semana num lugar, às vezes um, dois dias num lugar, depois em outro, mas estou trabalhando sem parar. Esse foi um caso de estar na hora certa no lugar certo, mas não só isso. Aqui ser simpático é um diferencial, porque o europeu não costuma ser assim. Quanto mais natural, espontânea e simpática a pessoa for, mais ela tem chance de se destacar. Se eu tivesse reclamado da situação ou feito cara feita, por exemplo, dificilmente ela iria me chamar de novo.

Sobre o currículo, ele é sempre fictício. Em outras palavras: todo mundo mente. Fala que tem mil anos de experiência como garçon, que trabalhou a vida toda em hotel, etc... E quem chega acaba tendo que fazer o mesmo pra competir com os outros, porque eles sempre vão perguntar se vc tem experiência e todo mundo sempre vai dizer que sim. Tem coisas que vc realmente pode falar que tem esperiência sem ter, por exemplo recolher copos, limpar o chão, mas uma amiga minha por exemplo falou que tinha trabalhado numa cafeteria, a mulher mandou ela fazer um café então, (na maquininha de café) e ela não sabia fazer. Aí fica ligeiramente feio neh...  Teve um caso engraçado também de uma outra amiga que tava entregando os cvs e ela não fala inglês direito, a tinham vários lugares escrito "the manager reserves de right os refuse admissions" e ela lia "admissions", pensava que tavam contratando e entregava os cvs... (refuse = NEGAR, RECUSAR) ou seja, ela entregou cv em todos os lugares que NÃO queriam... hsuhaushaushaushau
Mas enfim, tenho uma amiga por exemplo que conseguiu um trabalho assim de cara, deixou um currículo numa loja de roupas, foi para a entrevista, a gerente gostou dela e a contratou na hora. Tenho uma outra amiga que está trabalhando de au pair. Essa geralmente não é uma opção muito procurada porque não paga muito bem (apesar de vc não ter custo nenhum) e mora na casa da família, então estabelece-se um vínculo que muitas pessoas que vêem pra cá não querem ter.  e depende muito da família também. Essa minha amiga teve sorte, porque a família é muito legal com ela, ela tem uma suíte individual com tudo que ela precisa, trabalha 4h por dia e está aprendendo muito inglês. Isso é bom, porque morando lá ela fala inglês o tempo todo. Então cada caso é um caso, a única coisa que acho que posso dizer é: tem que correr atrás e não escolher serviço. Fazer  o que aparecer, porque uma coisa puxa a outra.
Outra coisa que todo mundo pergunta: a escola. Não se iluda, ao menos que vc pague o dobro da média as escolas não são de alto nível. Na verdade a prioridade da grande maioria das pessoas acaba não sendo a escola, porque não existe reprovação por freqüência, então rodo mundo acaba faltando muito, seja pra trabalhar, pra viajar, ou de preguiça. Eu costumo ir, mas não á tão boa quanto a gente pensa no Brasil. E, sim, tem muitos brasileiros, como quase todas as escolas de Dublin. Novamente, existem pouquíssimas com menos brasileiros, que são essas bem mais caras. Aí tem que fazer uma pesquisa mais ampla, mas a questão é que TEM BRASILEIRO EM TUDO QUANDO É LUGAR.  Então, não venham porque já tem brasileiro demais aqui!!! Hahahahahahaha
Brincadeira, mas a questão é que realmente, em toda loja, em toda esquina, em toda festa, em toda empresa, você vai encontrar brasileiros. Sempre. Aí a questão depende muito do objetivo de cada um: tem gente que veio com amigos (brasileiros, logicamente) pra trabalhar, viajar e curtir. E realmente, fazer uma viagem dessas com amigos que vc gosta é muuuito divertido, então se o objetivo não é aprender inglês, beleza. Agora, se é aprender inglês, você tem que literalmente correr dos brasileiros. Porque como tá todo mundo longe de casa, da família, etc, é muito fácil entrar num grupo de brasileiros e morar com eles, sair com eles sempre, etc. Claro que vc vai ter amigos brasileiros e encontrar pessoas muito queridas, como eu encontrei, mas tem que se esforçar pra fazer outros amigos, morar com estrangeiros, conviver mais com eles, senão a pessoa só fala português o tempo inteiro. Eu conheci gente que mora aqui a mais de 6 anos e não fala inglês fluentemente.
Aqui tem uma comunidade brasileira muito grande, que organiza festas, churrasco, feijoadas... tudo que lembra o Brasil, então é muito possível viver em Dublin sem falar inglês. Outra coisa: o sotaque deles é diferente sim. Mas depende da pessoa, alguns são fáceis de entender, mas pessoas provenientes de algumas regiões da Irlanda falam de um jeito totalmente incompreensível. Não dá pra entender uma palavra. Demora pra se acostumar, e todo mundo diz que pra aprender inglês mesmo precisa ficar aqui no mínimo um ano, seis meses não é suficiente. Vamos ver...
Agora, o que eu acho mais importante pra quem está pensando em vir é a pessoa ver se ela está preparada. Eu conheço gente que está aqui a um mês e já quer voltar. Tá com saudades da família, do Brasil, dos amigos, da comida, do(a) namorado(a), etc... Aí fica totalmente fechada pra tudo que é novo, julgando tudo, fazendo comparações e querendo ir embora. Aí não vale a pena.  Quem vem, tem que vir sabendo que aqui é frio, que o clima é diferente, sempre nublado, chovendo, que o inverno é rigoroso, que é difícil conseguir emprego, que a comida é diferente, que vai ficar longe de casa e vai ter momentos de carência, de tristeza, como todo mundo tem. Mas tem que querer passar por isso.
Porque assim, que cada um vem com um objetivo eu entendo e respeito. Agora, o que eu não suporto é as pessoas chegarem aqui e ficarem falando mal de tudo o tempo inteiro.Então por que veio???
Outra questão que me perguntaram: sobre os irlandeses. Sim, existem knackers, um tipo de gangue maluca que odeia estrangeiros, mas eu pessoalmente nunca tive problemas. Nem nunca os vi, eu acho. Se vi nem reparei. Mas os irlandeses em geral são muito simpáticos, todos os que eu conheci são uns fofos. Tem aqui no blog as histórias dos dia que saí com eles, todos são muito gente boa! E é bacaba sair com eles porque conhecemos lugares que eles costumam ir, não os de turistas. Porque no começo eu não conseguia achar os irlandeses, porque ia nos lugares que a galera costuma ir e só tinha brasileiro, mexicano, espanhol... tudo menos irlandês!
Outra verdade: eles não tomam muito banho. Como o europeu em geral, mas não é verdade que eles fedem. Tem gente que fede como no Brasil também tem, mas eles em geral são normais. Uma outra coisa que a gente descobre é que o nosso padrão de limpeza no Brasil é alto, só pode ser, porque todos os europeus e não europeus que têm aqui são menos limpos e higiênicos do que a gente. Podem se orgulhar disso!
Comida: batata. Muita batata! Eles comem batata aqui como a gente come arroz no Brasil. Peixe com batatas é a comida tradicional, mas como comer fora aqui é caro, eu sempre cozinho em casa. A comida pra cozinhar em casa é barata, acho que mais barata que no Brasil, proporcionalmente. O problema é que principalmente no começo a gente sempre converte o euro pra reais, e tudo fica caro. Mas quando a gente começa a receber em euros, tudo faz sentido.... rsrsrs
Roupas são baratas. Não traga muita roupa de inverno porque os seus casacos não vão resolver e por 12 euros dá pra comprar um super quente. E traga roupas mais frescas, porque é assim, na rua é muito frio, mas dentro dos lugares é calor, então tem que colocar um casacão na rua e uma blusinha por baixo pra ficar com ela dentro dos lugares. Todo mundo sentiu falta de blusinhas pra sair (as mulheres) porque trouxemos um monte de blusas quentes e quase nada de alcinha ou algo assim.
Bom, acho que as dúvidas principais foram essas... se alguém quiser perguntar mais alguma coisa fique a vontade... e se eu lembrar mais coisas, vou colocando tb...
=***

8 comentários:

  1. ai que legal vc é uam fofa muito legal tirou um monte de duvidas minhas bjaoo

    brigado

    ResponderExcluir
  2. Imagina! Se tiver mais alguma dúvida, só perguntar!!
    bejos!

    ResponderExcluir
  3. oiiiiii
    ah tem um amigo que trabalha na area de salao ele corta e faz tudo
    ele ta procurando algo nesta area vc acha que é facil ai em dublin?
    bjuuuu

    ResponderExcluir
  4. Olha, fácil, fácil nada é, mas eu acho que consegue. Eu encontrei um brasileiro que chegou faz pouco tempo e enquanto não arruma trabalho em salão corta cabelo na casa das pessoas. Eu cortei com ele, ele cobra mais barato (7 euros) e a brasileirada toda tá virando cliente... rsrsrs

    bju!

    ResponderExcluir
  5. ai que legal to pensando em ir depois do natal pra estudar pois meu ingles nao tem jeito estudanto em escolas aki..

    e vc é de onde esta a quanto tempo em dublin?
    diz q chove muito por ai ne
    bjuuuu

    ResponderExcluir
  6. Entào, eu sou de BH mas tava morando em Campinas antes de vir. Vc vai pegar o invernasso daqui!! rsrsrs Chove muito sim, por enquanto nem está chovendo tanto, mas de novembro em diante já me disseram pra me preparar.....rs

    ResponderExcluir
  7. muito legal seu post,esclarece um monte de duvidas!!! mas vc sabe me informar se compensa alugar uma casa para 2 pessoas morarem(eu e minha mina)? compensa ter carro ai? é possivel arrumar 2 empregos?? desde ja agradeço,obrigado.....

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodolfo, tudo bom?

    Então, sobre as suas perguntas: alugar uma casa só pra vcs dois com certeza vai sair um pouco mais caro. O que os casais normalmente fazem é alugar um apto com outras pessoas, que tenha um quarto de casal. Ou dois (dois casais morando juntos, por exemplo) é o mais comum.

    Eu pra te falar a verdade não conheço ninguém que tenha carro aqui. Na verdade compensaria muito na chuva, no frio e na neve, não tanto pela distância, mas sim pelo conforto. Carros aqui são baratos pra comprar em relação ao que a gente paga no Brasil, bem mais baratos, mas realmente não saberia te dizer o custo de manutenção, essas coisas.

    Sobre empregos, é possível conseguir dois sim, eu já vi pessoas que conseguiram, mas assim, a situação aqui não está muito fácil, então depende. Como eu disse aqui, não tem regra, já vi pessoas que conseguiram mais empregos do que poderiam aceitar, e gente que tentou muito e não conseguiu nada, então é difícil dar uma posição concreta. Mas conheço pessoas que trabalham em dois empregos part-time e se dão bem...

    Beijos!!

    ResponderExcluir