domingo, 21 de novembro de 2010

Samba em Dublin!

Ontem vi uma coisa difícil de crer. Em uma mesa de madeira forrada com a bandeira do Brasil, um grupo de irlandeses, seis mulheres e dois homens, se uniram e formaram um grupo de Samba de Raiz. E cantam (algumas falam inclusive muito bem) tudo em português, com direito a cavaco, bumbo, pandeiro, viola e chocalho. Enquanto os brasileiros mesmo só fazem tocar pagode aqui, esse grupo de gringos tocou ontem o melhor do Samba: Adoniran Barbosa, Cartola, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e por aí vai...
Perguntei a eles como surgiu a idéia de formar esse grupo, e a moça me disse que morou 10 anos na França, onde tem muita música brasileira, e quando voltou pra Dublin quis trazer essa música, pela qual ela é apaixonada, para a cidade, e estão com esse conjunto há 4 anos!
Como tudo de melhor na vida, aconteceu por acaso: passei na casa de uns amigos e tinha uma nova flatmate indo pra esse samba. Eu logo me interessei e quis dar uma passada lá pra ver como era. A passada se transformou na noite inteira cantando e sambando como nos velhos tempos de Brasil.. hahahaha  me sentindo de alma lavada depois de uma noite de BOA música brasileira graças a Deus!!
E esse mundo é mesmo um ovo! Teve uma hora que a cantora me deu o microfone e (mesmo terrivelmente rouca, como sempre=P) eu cantei um trechinho da música  - Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de sambaa..... adoro!! - e veio um cara falar comigo, dizendo que faz parte da organização desse projeto, que estão fazendo um documentário sobre esse pessoal, querendo fazer um curta e tals... no final o cara morou seis anos em Campinas e é amigo do DJ Barata e do pessoal do Kabanas, Casa São Jorge, etc, onde eu batia cartão em Barão Geraldo! Êêêêê mundo pequeno!!!
Como SEMPRE eu não tinha câmera na hora pra bater fotos, mas com certeza na próxima vou prevenida!! Já deixei meu e-mail na lista das newletters porque, me desculpem, eu sei que estou aqui para absorver a cultura local e conhecer coisas diferentes, e não ficar só indo em festa de brasileiros, e etc, etc,  mas à isso eu não sou capaz de resistir!
Um sambinha para homenagear nossa linda, maravilhosa, inigualável, amada e adorada "Brazilian music":

Não deixe o samba morreeeeeeer....

2 comentários:

  1. Só não inventa de entrar na banda ...
    Na próxima tem que cantar: vai vai vai, ..., vai vai vai, ....

    xêro

    ResponderExcluir
  2. Eu pedi pra eles cantarem Canto de Ossanha mas eles num tinham a letra nesse dia e não sabiam de cor (pra eles é difícil decorar todas as letras) mas na próxima me prometeram que vão cantar!!

    ResponderExcluir