sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Edinburgh!

Bem, vamos lá. A história aqui vai ser longa. Só leia se estiver com tempo e muita paciência!
Vamos começar do começo: ok, chegamos em Edimburgo. Neveeeeee! Que lindo! Edimburgo é uma cidade maravilhosa, as fotos não conseguem transmitir nem um milésimo da beleza...




Como a gente foi super em cima da hora por causa de toda a confusão já mencionada, não conseguimos reservar vaga no hostel pra sábado, então no primeiro dia ficamos num hostel muito longe e muito frio. É claro, simplesmente óbvio que logo ao chegar a gente já se perdeu e não conseguíamos achar o hostel de jeito nenhum. E tava frio, nevando, e não tinha ninguém na rua pra perguntar. Anda pra lá, anda pra cá, volta, retorna, e nada. Até que por muita sorte eu vi um casal vindo na nossa direção, com cara de viajantes, e perguntei se eles tavam indo pro Belford Hostel e eles disseram que sim. Fomos atrás deles e descobrimos que, óbvio, estávamos do lado do hostel, e não conseguíamos achar.
Meu kit inverno: Duas calças, uma meia calça de lã, três meias, bota, duas blusas, um casaco de lã, um sobretudo muito quente, dois cachecóis, um gorro e esse cahpéu ridículo por cima, e duas luvas:
(fora a roupa térmica por baixo que não adianta PN)

Pos bem, achadas e alojadas, fomos na cozinha do hostel, e era muito legal, a sala toda decorada, cheia de uns velhinhos irishes bebendo cerveja... rs Muitas bandeiras e coisas legais penduradas na parede:

Bar



Salào


Cozinha

Mas aí nos trocamos e saímos. A neve era linda! E branca! E fria! Mas linda, e ficamos andando pela cidade, tirando fotos, brincando com a neve e etc.



Neveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Quem for pra Edimburgo, tem uma rua chamada Rose Street, que é a rua dos pubs, só que eles fecham todos à 1h da manhã. E têm algumas nightclubs que ficam até 3h. Quando chegamos na rua já tava tudo fechando, e ficamos andando procurando algo pra fazer, quando um cara virou e falou: Eu consigo entender o que vocês dizem, porque meu pai é português e eu falo um pouco e tals... e começamos a conversar com ele e o amigo dele, ambos escoceses. Eles nos levaram pra uma nightclub muito bizarra... hahahahaha  mas pelo menos encontramos uns caras de kilt que ficaram conversando com a gente e deixaram a gente tirar fotos:

Voltamos pro hostel andando uma imensidão longínqua e gelada as 4h da manhã, e descobri o mistério impenetrável do frio do hostel: ele não tinha teto, as paredes dos quartos eram com divisórias e só tinha o telhado lá em cima.... a gente teve que dormir na mesma cama, de roupa e com dois edredons pra não morrermos congeladas. Eu quero matar a Cris! Ela deita em qualquer lugar, de qualquer jeito, e em 2 segundos está dormindo!!!! Eu, é óbvio, acordava de 3 em 3 segundos e parecia um zumbi no dia seguinte. É ridículo isso.
A primeira coisa que quis fazer foi mudar logo de hostel, e o segundo que a gente ficou é o melhor hostel do mundo!!! Sério, o nome é Budget Backpackers (www.budgetbackpackers.com)  quem for pra Edimburgo, fique lá: é bem localizado, todo colorido, limpinho, o pessoal é super educado, divertido, o banho é ótimo, o café da manhã é uma delícia e custa 2 libras, enfim, eu não tenho nada a reclamar. De verdade!
Nosso quarto

Aí fomos passear, nesse dia o Castelo de Edimburgo tava fechado por causa da neve, mas fomos por fora, e saímos andando pra conhecer a cidade. Tem uma estátua bem famosa de um chamado Bobby que, segundo a história, ficou 14 anos velando o túmulo do seu dono. Aí tem a estátua, atrás dela tem o Bobby`s Bar, e atrás do bar tem o túmulo dele:


Estátua do Bobby



Túmulo do Bobby



 Fomos na Pearce Street, onde tava tendo uma feirinha de Natal, e patinamos no gelo no final da tarde! Parecíamos duas crianças felizes, gritando e tirando fotos na pista... muuuuito divertido!




No dia seguinte, íamos embora, então levantamos 6h da madrugada, demos saída do hostel no maior frio, uma nevasca sem fim, e fomos pegar o bus pro aeroporto. Quando chegamos no ponto, descobri que tinha esquecido o celular no hostel, (claro neh) então voltei correndo pra buscar, e quando cheguei no ponto de novo o ônibus estava saindo. Eu corri com 10 mil quilos de casacos em cima de mim, por três quadras atrás do bus e o imbecil do motorista não parou!!  Como assim??
Mas enfim, no final o nosso vôo tinha sido cancelado e eu não perdi o avião... e aí começa a maratona. Aqui vai um conselho muito valioso: quem quiser ir pra Edimburgo no inverno, vá pelo aeroporto de Glasgow. De verdade, ele é muito melhor, muito mais bem estruturado e organizado, porque o de Edimburgo é um completo desastre! Não dá pra acreditar. Não tem ninguém pra te dar informações, organizar as coisas, nada! Ao invés de colocar todo mundo num ônibus e mandar pra Glasgow, eles falam pra vc simplesmente se virar porque a neve não é culpa deles e ligar na Ryanair. Como assim ligar na Ryanair se eu estou dentro do aeroporto? Não faz sentido. E se você puder, não vá de Ryanair. Sei que isso é difícil porque ela é a mais barata ever, mas se acontecer qualquer coisa, saiba que ela não faz PN pra ajudar.
Tá, tudo bem, vou para por aqui porque se deixar isso vira um tratado da Maria expressando sua indignação com o aeroporto e a Ryanair por 300 páginas, e talvez vcs não estejam tão interessados nisso... Mas enfim, ficamos meras 6 horas no aeroporto até conseguirmos mudar nosso vôo pra tarde do dia seguinte e voltamos para o hostel.
Até aí até que foi legal porque conhecemos pessoa legais, encontramos uma turma de baianos que moram em Dublin no mesmo hostel que a gente e deu tempo de fazermos coisas legais. Nessa noite saímos com um cara da Estônia, um da Austrália, uma japonesa e outra brasileira que mora na Alemanha. Fomos comer pizza, e o lugar tava fechado, então pegamos a pizza e fomos comer na rua, com neve caindo em cima! Hahahahaha bem gostoso! Fizemos guerra de bolas de neve, fomos num pub e depois ficamos até de madrugada conversando no hostel, muito legal.
Colegas de quarto no hostel

Neve com pizza!



Pub!


No dia seguinte saímos com os baianos e descobrimos que aquele dia era dia de um santo padroeiro da cidade, e todas as atrações eram di grátis! Conseguimos entrar no Castelo de Edimburgo e no Palácio da Rainha, que estava fechado no dia anterior, e foi muito divertido.
Castelo de Edimburgo



Túnel dos prisioneiros de guerra

Palácio da Rainha

A tarde, estávamos todos no mesmo vôo, então fomos pro aeroporto... e aqui começa a verdadeira desgraça.... o vôo tinha sido adiado das 18 para as 21:30h.... ficamos lá mofando no aeroporto... depois pras 22:00h, depois 23:00h.... até que... vamos embarcar!! Ufa!  Entramos lindos e felizes no avião, e nada dele decolar... ia atrasar mais uma hora... mais duas horas... mais três horas.. enfim, ficamos 5 horas dentro do avião e nada. Até que: vamos decolar! Palmas, gritos, euforia geral... graças à Deus!!!  Aí... dois segundos depois, novo anúncio: nós não vamos decolar porque acumulou muita neve atrás do avião e não tinha empregados no aeroporto pra tirar a neve, tinham mandado todo mundo pra casa, então teríamos que desembarcar.
Dá pra acreditar numa coisa dessas???
E o mais impressionante é que só a gente demonstrava indignação, as pessoas simplesmente saíram do avião como se nada de COMPLETAMENTE ABSURDO estivesse acontecendo! Como assim ?!?!?!?
Saímos na maior decepção do universo  e fomos dormir pelo aeroporto... outra noite maravilhosamente bem dormida, esperando nosso vôo que tinha sido marcado pras 10h da manhã. Quando acordamos todos os vôos estavam cancelados. Maravilha! Mais quinhentas mil horas pra conseguir qualquer informação naquela porcaria de aeroporto sem estrutura nenhuma, até que vieram nos falar que não podíamos ficar lá porque o aeroporto ia fechar. Quer dizer: além de não fazer absolutamente nada pra ajudar, ainda mandaram todo mundo embora, ficar em hotel, albergue, etc.
Enfim, depois de uma longa e dolorosa maratona, mil anos de fila, mudamos nosso vôo para o aeroporto de Glasgow. Saíamos naquele nevasca eterna, pegamos 3 ônibus para Glasgow, e quando chegamos lá consegui mudar nosso vôo da manhã do dia seguinte pra noite do mesmo dia! Que alegria! Que felicidade!
Nessa altura do campeonato estávamos todos exautos, sujos, fedendo (os meninos estavam realmente fedendo, segundo eles mesmos não dava pra ficar todo mundo no mesmo lugar senão não havia quem agüentasse... hahahaha) sem comer comida direito, sem dinheiro, porque ficamos pagando hostel, comida, transporte, tudo caro e tudo em libras (maior preju!), sem banho, sem bateria de celular, enfim... um caco.
Vôo marcado pras 20h... adiado pras 21h, adiado pras 22h.. NAAAAAOOOOOOOO, tudo de novo nãaoo, pelamordedeus!!! Já estávamos nos desesperando de verdade, quando ouvimos: Chamada pra embarcar: casa!!!!! Vamos pra casaaaaa! Banho! Cama! Comida! Alegria geral =)
Entramos no avião como quem entra na nave do paraíso.... suspiramos de alívio e contentamento... até que, anúncio: não podemos ir porque agora o aeroporto de Dublin está fechado por causa da neve.
Cooooooooooooooomo assim?!?!
Não era possível. Era pegadinha do malandro... sério, não estava mais engraçado, ninguém queria mais brincar. Vários vôos tinham saído durante o dia, por que sempre na hora do nosso vôo, acontecia alguma coisa??? Desalento geral e completo. Começavam os devaneios: Se um dia eu conseguir voltar pra casa, eu juro que vou me comportar... juro que não falto mais aula meu Deus, eu prometo!!! A baianada já exclamava: Eu não agüento mais, quero voltar pra Salvador!!! E por aí vai...
Voltamos pro aeroporto já montando camas improvisadas pra passar a noite... o Free Shop estava fechado, senão já íamos rachar uma garrafa de vodka, porque não tinha mais o que nos consolasse naquela hora. Umas duas horas depois ganhamos uns tickets pra pegar refrigerante e snacks grátis e ficamos na fila imensa que já tinha se formado pra isso.
Até que de repente... não mais que de repente... anunciam que o aeroporto de Dublin estava aberto! E que podíamos embarcar! Não... era mentira. Eles só queriam fazer isso pra gente entrar no avião de novo, e quando saíssemos eles iam ter fechado a lanchonete e não podíamos mais pegar  refri e os snacks... viram que tava dando preju, só podia ser... (olha o nível da galera....)
Mas enfim, embarcamos. Rezando como nunca na vida: “Meu Deus, por favor, eu só quero voltar pra casa.. só isso!!”
O avião levantou vôo!!! Nunca vi uma decolagem tão comemorada!!!
Chegaaaaaaaaaaaamoooooooooooooooooooooooooooooosssssssssssssssssssss!!!!
Home sweet home...  !!!
Edimburgo é lindo, maravilhoso.
Mas se for no inverno, vá por Glasgow, com mil libras no bolso e muito preparo psicológico!!


8 comentários:

  1. O que será um hostel? Algum tipo de hotel? rsrs...
    Maria, espero que vc não tenho se alimentado das plantas dos vasos no aeroporto de Edimburgo! Seria constrangedor para seus amigos!! Huahuahua...

    ResponderExcluir
  2. A gente se alimentou foi de Pringles que tava em promoção por 1 libra... shuashauhsuahsuash.. bem saudável =P
    (Hostel é albergue)

    ResponderExcluir
  3. MEUUUUUUUUUUUUUUU QUE LOOUCURAAAAAAAAA

    QUE MARATONAAAA HEIM

    AO MENOS NAO FICOU GRIPADA NE KKKKKKKKKKKKK

    BJUUUU

    ResponderExcluir
  4. hsuahsuahsuash fiquei só um pouquinho... mas 3 dias sem sair do quarto desde que cheguei em Dublin já resolveram o problema... kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. 3 dias sem sair do quartooo
    pq?????

    saudades de sua caminha kkkkkkkkkkkkkkk

    bju

    ResponderExcluir
  6. Sim sim ! Só pensava nela lá no aeroporto... hahahahah e MUITO cansada tb, e nevando aqui... aí já viu neh... junta a fome com a vontade de comer... hsuahsuahsuhaush

    ResponderExcluir
  7. Só vou deixar um xêro. Fiquei com preguiça de ler

    ResponderExcluir