segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A pedidos

Bom, atendendo a pedidos, e demoras à parte, vou tentar (tentar!) escrever um pouco sobre a situação aqui na Irlanda, crise e etc. Já vou dizendo que eu realmente não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre isso porque não entendo patavina do assunto. Esse negócio de crise, de bolsa de valores, de milhões pra cá, bilhões pra lá, é uma coisa muito surreal. Afinal, cadê o dinheiro? Alguém viu???
Igual quando teve a crise nos EUA e tals, a gente só ouvia que o mercado estava instável, que o mercado estava temeroso, etc... Dá um calmante pro “mercado”então e pronto uai, já que ele é assim tão temperamental... Afff, parecia que o tal do mercado era um deus do Olimpo. Como dizia um amigo meu, “eu quero ver é o Tio Sam quebrar o cofrinho pra gente contar a moedas, aí sim!”
Mas enfim, voltando à Irlanda, todo mundo tá vendo nos jornais e na TV que realmente o pais está com problemas sérios, e é verdade. Tem muita gente assustada, gente indo embora, gente que não tá conseguindo emprego, mas tem também gente se dando muito bem e ganhando bastante dinheiro.
Uma coisa é certeza: Os bares e pubs NUNCA vão fechar. Fato. Acho que as pessoas ficam preocupadas com a crise e bebem mais ainda... e quem consegue trabalhar nesses bares e restaurantes está feito. Ganha muito bem e tem um emprego totalmente estável, mas é claro que conseguir isso não é tão fácil, simplesmente porque TODO MUNDO quer. Inclusive quem trabalhava em outros ramos do comércio que não andam bons.Tem que ou ter muita sorte ou conhecer alguém. E outra coisa: ganha bem mas trabalha muito. Quem trabalha lá, via de regra, não consegue estudar.
Agora no Natal até que tem mais lugares contratando, porque final de ano sempre tem mais movimento, lojas cheias, compras de Natal, etc,  mas ninguém sabe exatamente o que vai acontecer depois do Ano Novo, ainda está todo mundo na expectativa. Então tem cada vez mais gente me perguntando se ainda vale a pena vir pra cá.
A questão é: tudo depende do seu objetivo. Pra juntar dinheiro provavelmente não é o melhor momento, porque é muito difícil conseguir um trabalho no qual vc vai realmente juntar dinheiro. E pelo que a gente anda vendo e ouvindo por aqui, a situação só tava piorando... Eu fui pra Escócia e as pessoa perguntavam: mas o que vc tá fazendo na Irlanda?? Aquele país vai quebrar!
Eu não gosto de pensamento negativo, mas enfim, tem coisas que a gente tem que ser realista. Como eu já disse, não entendo PN de economia. Então a única coisa que posso dizer é o que eu vejo acontecendo aqui. Dá pra se manter? Dá. Sempre dá, tem gente que eu conheço que conseguiu até mais de um emprego, podia escolher, então com o tempo tudo se arruma, mas não é igual era, que vc vai chegar aqui e ficar rico.
Mas se vc está vindo pra estudar inglês, conhecer uma nova e cultura e tals, aí sim, claro que vale a pena. É bom vir com algum dinheiro inicial, porque vc pode não conseguir um emprego assim logo de cara, e quanto mais tempo vc tiver pra procurar, melhor o emprego que vc pode conseguir. E aí tem todas as coisas legais, as pessoas são amigáveis, se for mulher pode ficar de au pair em casa de família, que é um trabalho que não paga muito, mas é estável e muito bom pra aprender inglês como eu já comentei aqui, e enfim, dá pra se virar.
Bom, espero que tenha conseguido passar uma idéia geral da situação. Quem tiver alguma pergunta específica, pode continuar falando comigo por msn ou perguntar aqui no blog mesmo, o que é até melhor porque aí todo mundo vê a resposta.
Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário