sexta-feira, 11 de março de 2011

Coisas da Irlanda...

Nessa minha nova vida familiar tenho tido mais contato com os costumes e a cultura da Irlanda…
Essa semana por exemplo foi o dia da pancake Tuesday. Como na quarta começa a quaresma para os cristãos (e a Irlanda é um país onde a tradição católica é muito forte) na terça seria o dia em que as pessoas se despediriam dos doces (que era tradicionalmente o que as pessoas renunciavam) e, para isso, faziam panquecas. E eu, sem saber de nada, saí de manhã e vejo todo mundo comprando panquecas, stands nos mercados fazendo panquecas na hora para levar, as crianças falando que comeram panquecas na escola, até que  eu perguntei o que estava acontecendo que o mundo se resumia à panquecas naqele dia, aí a Fiona me disse que era a pancake Tuesday, e a mãe me explicou depois do que se tratava. E realmente, em todas as casas tinha panquecas.
Como eu disse, aqui as tradições são arraigadas e seguidas pela grande maioria das pessoas. As famílias vão todo domingo de manhã na missa com as crianças, mesmo as mais novas, e eles são ensinados a cumprir todos os procedimentos. Pra vocês terem uma idéia, até menos de 10 anos atrás o divórcio era proibido na Irlanda, e ainda atualmente é um processo muito complicado e de demorada consumação. Aqui não existe união estável, e o casamento  é uma instituição muito forte.
Mas enfim, depois do jantar os pais foram falar com as crianças sobre a quaresma e sobre o que elas iriam abrir mão – doces. Aí foi o desespero geral, as meninas estavam tentando negociar entre balas, chocolates e salgadinhos, aí uma delas disse – eu vou abrir mão do porrige! (Porrige é uma gororoba gosmenta e altamente intragável que eles são obrigados a comer de manhã) A outra, para renunciar mais ainda, acrescentou:  Eu abro mão do porrige e de toda a comida saudável!!! 
Elas acabaram sem os doces e com o porridge, mas enfim...uma coisa que todo mundo repara aqui é como os hábitos são diferentes. As pessoas muitas vezes deixam o carro na garagem para ir andando ou de bicicleta para os lugares. Na família onde a Cris trabalha, o pai deixa o carro em casa e faz questão de ir andando com as filhas até o colégio todo dia de manhã, e é uma caminhada de uns 40 minutos, porque para eles andar e pegar ar fresco ( o famoso fresh air) é muito importante. Tudo bem que aqui tem a vantagem de ser uma cidade quase que totalmente plana, mas muitas vezes está um horror de frio, vento, chuva, até neve, e eles mesmo assim mantêm esse hábito. No Brasil, imagina, a gente pega carro pra ir na esquina comprar pão...
Outra coisa é a vida familiar. As pessoas não têm empregadas (as au pairs ou babás ainda dão uma limpada na casa, mas geralmente é uma coisa bem de leve) e é inegável que o padrão de limpeza deles é muito inferior ao nosso. Isso não tem nem comparação, mas ainda assim eles que fazem o serviço da casa, o pai e a mãe. Eles que limpam, lavam louça, lavam a roupa, tiram o lixo, limpam o quintal, os vidros, etc... e os dois fazem as coisas, os homens mesmo trabalhando fora o dia inteiro sempre ajudam.
No que se refere às crianças, eles têm o costume de mimar demais. Não me refiro especificamente à família que eu estou (eles também, um pouco) mas de uma forma geral. Acho que por isso os adolescentes aqui são insuportáveis. Mas por outro lado, algumas regras são sempre seguidas. As crianças vão para a cama sempre bem cedo, entre 7 e 8 da noite. Praticamente todas a meninas fazem aula de dança tradicional irlandesa e piano, e os meninos de futebol irlandês. As meninas aqui têm que praticar piano por meia hora todos os dias, inclusive aos domingos.  A mais velha tem 9 anos e faz piano desde os 6, e é a coisa mais linda ela tocando.
Eles têm muitos filhos aqui, é comum ver famílias de classe média à alta com 3, 4, 5 crianças. O casal da família que eu moro é muito legal. Quando eles casaram, a Eleonor tinha 30 anos e o Phillip 34, e mesmo assim tiveram 4 filhos. Eles t6em um relacionamento bem bacana, pelo que eu vejo. Dá pra perceber que eles gostam da companhia um do outro, umas duas, três vezes por mês eles saem só os dois “for a drink”como eles dizem aqui, pra conversarem um pouco e tal. Toda quarta-feira a mãe dele vem jantar aqui, de vez em quando eu janto com eles e é bem lega porque todos se dão muito bem. Além disso dá pra praticar o inglês.
Uma das meninas aqui, a Fiona, por incrível que pareça, tem os traços muito parecidos com os meus. Na verdade ela parece a Clara, minha irmã, que obviamente tb parece comigo. Claro que ela tem a pele branca, cabelos loiros e olhos azuis, mas mais de uma vez na rua acharam que ela era minha filha!
Fiona

Quem sabe eu consigo enganar e ganhar uma cidadania européia por ter uma filha aqui... rs


2 comentários: