quarta-feira, 16 de março de 2011

Facilidade é para os fracos

Ontem conheci uma mulher que trabalha de Nanny numa casa de família aqui perto. Ela é das Filipinas e, conversando, ela disse que estava pensando em voltar pra casa no meio do ano. Disse que já está aqui a oito anos (!!), e que agora acha que juntou um dinheiro suficiente pra ter uma vida melhor lá.

À medida que ela foi falando, mencionou marido e eu perguntei se ele morava aqui com ela.Ela disse que não, que ele ficou lá, e que ela o visita uma vez por ano. UMA vez por ano? Durante oito anos??? - eu disse. E ela disse que sim, na maior naturalidade. E ainda acrescentou "sim, ele ficou lá cuidando do meu filho". Filho?? Como assim?!?

Ela tem um filho de cinco anos. Ela ficou grávida durante uma das visitas, voltou pra Dublin, aí foi pra Filipinas ter o filho lá, e quando ele estava com seis meses ela voltou pra cá. Meu Deeeeeeeeeeeus!!! Como que pode? Ela, vendo meu indisfarçável espanto, disse que isso é normal pra eles, que muitos filipinos fazem isso. Eu disse que eles deviam ser um povo muito forte, e ela disse que sim, que pra eles é questão de sobrevivência. Que ela faz isso pra eles terem uma "better life"daqui pra frente.

Essa mulher veio pra cá, sem conhecer ninguém, está aqui trabalhando a oito anos, sem sair, sem viajar pra lugar nenhum, só uma vez por ano pra casa pra ver a família, tem um filho de cinco anos o qual ela só viu cinco vezes na vida (fora as conversas por skype, mas não tem comparação) e acha isso a coisa mais natural do mundo!!

E os brasileiros aqui morrendo porque estão ha um ano longe da família, amigos, namorado (a), etc...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário