segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mais algumas dicas...

Mais algumas dicas…

Todo mundo que chega aqui passa pelo parto bank account-pps-visto… é uma burocracia dos infernos, e você descobre perplexo que o sistema bancário da Irlanda é, desculpem a palavra, uma merda! É revoltante, tudo é complicado, tudo demora, uma coisa inacreditável.
Os detalhes vão depender da sua escola e consequentemente, do seu banco, porque cada escola tem convênio com um banco diferente. Algumas escolas te ajudam mais, outras só mandam a carta e você tem que se virar, como foi a minha. Mas geralmente o processo é o seguinte:
No primeiro dia de aula você pede a carta do banco na recepção da sua escola. Não se iluda, eles não vão te entregar na hora, vão te mandar pelo correio. Quando a carta chegar na sua casa, vá ao banco e abra a conta. No Bank of Ireland eles vão falar pra você esperar chegar o cartão na sua casa pra fazer o depósito, mas não precisa. Você pode fazer o depósito antes e já pedir o statement (extrato) na hora pra ir na imigração. Claro que depois você vai precisar do cartão pra sacar o dinheiro, mas você já pode adiantar o processo de pegar seu visto.
Quando você pedir a carta do banco na escola, peça a do PPS também. PPS é como se fosse um CPF que você precisa aqui pra poder arrumar emprego. Quando a  carta chegar na sua casa você já pode ir no órgão responsável, tomar umas 2 ou 3h de chá de cadeira e fazer o registro. Não se iluda novamente: nada aqui sai na hora, eles também vão mandar seu número de PPS pelo correio.
Essa etapa é meio estressante, mas passa. Ah! Outra coisa: não sei se falaram ou se vão falar isso pra vocês, mas todo mundo que vem faz aquele cartão VTM, e me disseram que na imigração eles não aceitam esse cartão (porque você tem que pagar na hora a taxa de 150 euros pra imigração) mas eles aceitam esse cartão sim. Eu paguei com ele e já peguei o cartão na hora. Isso porque se não pagar com VTM, ou paga com cartão de crédito, ou tem que pegar o boleto, pagar no banco, e depois voltar no outro dia na imigração, por isso o VTM é o jeito mais prático.
Uma outra coisa que não tinham me avisado antes é que tudo aqui é 220V. Tem transformados pra comprar mas é caro e várias vezes queima, então o melhor é trazer tudo já com opção 220V. Eu queimei meu secador de cabelo aqui por causa disso =/
Outra coisa: remédios. É difícil comprar aqui, precisa de receita e tals, então tragam bastante: analgésico, anti-inflamatório, xarope pra garganta, dorflex, anticoncepcional, remédio pra cólica, tudo que vcs imaginarem, e tragam bastante. Isso é bem útil.
Para as mulheres:
Tragam cera de depilação, em estoque, quem puder comprar a maquininha de roll on e trazer os refis de cera melhor ainda, eu me arrependi amargamente de não ter comprado uma e trazido, porque aqui tudo isso é super caro. Pó descolorante, amônia, água oxigenada também, eu também não trouxe nada disso e é dose porque aqui é tudo muito caro. A gente pensa que não vai usar mas usa. Tragam que é importante.
Tem gente que trouxe feijão, farinha (os baianos, principalmente...rs), polvilho, tudo que se possa imaginar. Tem lojinhas brasileiras aqui que vendem praticamente tudo isso, mas não é muito barato. E aqui a gente economiza pra caramba principalmente no início, então se vc vai sentir muita falta dessas coisas no primeiro mês, vale a pena trazer.
Lugares pra ir aqui tem os pontos turísticos principais que todo mundo vai e vc vai ficar sabendo quando chegar aqui: os dois parques, a Trinity College, as igrejas, etc. Aí assim, tem os lugares que todo mundo sempre vai e que vc vai encontrar sempre muitos brasileiros: Fitzsimons, The Purty Kitchen no Temple Bar e Diceys, de terça-feira principalmente. No começo todo mundo vai muito nesses lugares, até enjoar. Aí vc percebe que não acha os irlandeses e não sabe por que. Vá pra outros lugares, (Porter House, Leggs, Coffe in Scene, etc) pra ver pessoas diferentes e conhecer lugares diferentes.  Eu pelo menos recomendo.
Tem um pub chamado The Mezz no Temple Bar que tem reaggue toda quarta-feira com uma banda muito boa. Um outro que eu falei aqui chamado International, que toda quarta-feira tem a noite da música, que todo mundo pode ir lá e cantar. Muito legal. A Leggs é uma nighclub, boate mesmo, mas só serve vinhos, de todos os tipos. E não tem brasileiros, um lugar bem legal. Tem um outro que não consigo lembrar o nome, mas fica atrás da Abbey College, numa ruazinha bem estreita. Também muito bom.
Acho que é isso... no mais, enjoy! =)

Um comentário:

  1. meu muito legal sua dicas adorei muitaoooo
    so vc mesmo pra escrever tudo issu

    bjaooo

    jhony´s

    ResponderExcluir