quarta-feira, 6 de outubro de 2010

One more day...

Eu não sou exatamente católica, não fiz primeira comunhão e na verdade não vou à missa desde uns 7 anos de idade. Mas domingo, acompanhando uma amiga, decidi ir na missa. A igreja aqui é maravilhosa, linda mesmo. Por fora é basicamente uma construção antiga, toda de pedra, mas por dentro é toda trabalhada, com várias esculturas, vitrais, colunas, um pé-direito gigante e um altar maravilhoso, com velas por todos os lados. O coral que cantava lá também era lindo, tinha uma solista com uma voz de cristal, muito linda mesmo.
Não entendi quase nada do que o padre falava porque era tudo em inglês e ele falava meio enrolado (bem irish) mas enfim... Comunguei a hóstia pela primeira vez, sem nem ter feito o ritual da primeira comunhão. Não sei muito bem ainda qual a minha opinião a respeito, acho que depende muito do estado de espírito de cada um. O que pode ser um ritual vazio, também pode ser um sentimento sincero, dependendo da pessoa. Realmente, não sei bem...
Ainda mais porque depois disso fomos num bingo de Drag Queens numa boate gay!! Pois eh... veja bem... E esse bingo é bizarro, tem umas drags que pelamordedeus... Mas enfim,  isso me lembrou uma época que eu morava em Sinop, no Mato Grosso. Domingo era um dia que a avenida da cidade ficava congestionada porque os adolescentes estacionavam os carros, abriam o capote mostrando as caixas de som gigantescas e colocavam cada um uma música, uma pior que a outra geralmente, e todo mundo se produzia pra ficar desfilando de um carro para o outro. Era a “boate”de domingo. Aí minhas amigas iam primeiro na missa, e de lá iam direto pra Avenida. Típico... como disse um amigo, ele vai na Igreja pedir pra Deus pra ganhar no bingo depois... =P
Hoje fez um dia lindo! Céu azul e sol o dia inteiro, uma beleza! No começo, quando cheguei aqui ainda era bem verão, então anoitecia quase 23h. Era estranhíssimo, porque a gente tava no pique de 3h da tarde e já eram tipo 8h da noite... pra acertar o fuso horário demorou horrores! A gente ia jantar às 2h da manhã, dormir às 4h, tinha que acordar pra ir na escola, e depois dormíamos a tarde de novo. Teve um dia, umas três semanas depois que a gente chegou, que o Felipe, que morava comigo, disse: olha! Hoje é o primeiro dia que a gente janta cedo. Fui olhar no relógio e disse: realmente, beeem cedo! Era meia-noite...
Bem, ontem fui no show dos meus amigos irishes... claro que minha voz ficou péssima de novo, mas pelo menos não fiquei afônica. O show foi bem legal, tipo rock dos anos 70. Eles têm uma banda que eles idolatram aqui chamada Thin Lizzy. E o Jonesy, que toca baixo, descobriu que eles moraram na casa onde ele mora há uns 20 anos atrás. Pensa numa pessoa eufórica, ele ria e gritava, e me girava e repetia “OMG, Thin Lizzy, I can`t believe it! I Love my house now!!!” Ele é muito engraçado, uma figura!
Hoje comecei a trabalhar num outro lugar. Eu trabalho numa agência de terceirização, então geralmente vou substituir alguém. E descobri ao chegar lá que é uma escola para crianças especiais. Eu trabalho na cozinha, sempre, mas dessa vez eu não tinha só que colocar as coisas na máquina de lavar. Tinha que servir as pessoas, e no começo fiquei meio apreensiva porque não sabia se iria entender o que eles falavam, e eles não iriam perceber que eu era extrangeira e por isso não entendia e tals, mas foi muito legal. Os funcionários que trabalham lá são ótimos, muito engraçados e me ajudaram muito.
A primeira coisa que fiz quando cheguei foi uma salada de tomate. O chef disse: coloque o que quiser, e começou a me mostrar dezenas de coisas: temperos diferentes, condimentos, queijos, e disse: surpreenda-me! Meu Deus,e eu que pensava em colocar só tomate, azeite e  sal! =P No fim, coloquei uns temperos e uma muzzarela de búfalo, e ele falou que estava bom. Espero... Mas foi o lugar mais limpo e higiênico que eu já encontrei aqui. Eles têm todo o cuidado com os alimentos, a temperatura, a validade, etc. Muito legal mesmo.
Cheguei aqui e fui conversar com o Patrick, meu flatmate irish, e fiquei sabendo de um costume muito estranho. Nos funerais aqui, quando morre alguém, eles fazem uma big “festa”. Não exatamente festa, não estão comemorando a morte, não é isso, mas as pessoas vão pra um lugar onde a família oferece muita comida e muita bebida, e todos bebem muito. Como eu disse, aqui qualquer ocasião é um pretexto pra se beber muito, mas enfim, do mesmo jeito que no Brasil existem os famosos penetras de festas de 15 anos, aqui existem os penetras de funerais! Ligeiramente mórbido...
Mas têm coisas estranhas aqui. Ao mesmo tempo em que todo muito bebe muito, não é permitido beber nas ruas ou em lugares públicos. Só dentro das casas ou dos pubs. Se a Garda (não é guarda, é garda mesmo. é como chama a polícia daqui) pegar alguém com bebida na rua, tem que jogar fora na hora e, se resistir, vai preso. Olha que viagem! Outra coisa: se vc tentar entrar num pub ou nightclub visivelmente bêbado, o segurança vai te barrar, porque eles não deixam. E não adianta tentar argumentar, eles são bem rudes e te mandam embora. Alguns, às vezes, lembram da cara da pessoa e nunca mais deixam ela entrar no pub, e ninguém contesta a decisão deles.
Outro dia aconteceu uma coisa engraçada. Um amigo nosso tava bêbado e queria entrar numa boate. E ele pegou a mania de falar que é espanhol porque, segundo ele, é melhor pra pegar mulher. Aí deu o documento pro segurança, o segurança olhando o documento, vendo que ele era brasileiro, perguntou de onde ele era. E ele respondeu que era espanhol! Óbvio que não entrou...
Essa semana me bateu uma crise existencial tremenda.  Eu sabia que aquele livro poderia ser prejudicial... rsrs   Mas tudo passa... Tem hora que bate a saudade, mas de forma geral estou “enjoying”.. Considero que eu tenho tido sorte de encontrar pessoas legais e viver experiências diferentes. E estou querendo registrar aqui o máximo que eu puder para a posteridade... quem sabe não publico minhas memórias um dia, aí isso vai ser bem útil.



2 comentários:

  1. ah que legal to adorandoooooooo
    cada historia bacana
    so vc hein
    vc me parece ser uma figuraça daquelas kkkkkkk
    muito divertido
    bju
    jhony´s

    ResponderExcluir
  2. Vc num sabe como é bom alguém falar que tá lendo tudo e está gostandoo =) Quando vc chegar aqui com ctza vai ter histórias loucas pra contar tb!!!

    rs

    bjuu=**

    ResponderExcluir